DISCLAIMER
Este blog não tem pretenções literárias. Todos os textos postados aqui são produto de uma mente um tanto inquieta e, como tal, em constante busca de respostas para as inúmeras perguntas que teimam em surgir sem serem convidadas. Leitores que caírem, propositalmente ou não, nesta toca devem, portanto, abster-se de julgamentos de valor e tentar ler esses pequenos posts sem preconceitos...


segunda-feira, 29 de setembro de 2008

A LOUCA E EU


Tenho vivido uma crise existencial/criativa desde que iniciei esta jornada pelo mundo dos textos e da ficção. Após meses de tentativas frustradas de escrever algo que, ainda que remotamente, lembrasse um texto ficcional que tivesse qualquer valor, há algumas semanas finalmente cheguei ao diagnóstico fatal: nunca vou ser escritora, porque não tenho imaginação. Pronto!!
Até que o interessante e instigante livro de Rosa Montero - aliás, ele mesmo um amálgama entre os gêneros ficção e não-ficção - me acenou com uma possível luz sobre esse prognóstico tenebroso. "A imaginação é a louca da casa", disse Santa Tereza. E Rosa Montero se inspirou nessa frase para criar um livro que fala, entre outras coisas pertinentes ao mundo do escritor e da escrita, justamente da tal imaginação. E o que ela diz é que "a louca da casa" está em todos nós. Faz parte intrínseca do espírito humano, e vai sendo domada, cerceada e tolhida durante nossa existência de modo que possamos sentir que pertencemos à humanidade à nossa volta. Que possamos viver nossas vidas ordinárias, exercer nossos trabalhos ordinários e ter nossas relações ordinárias.
O escritor, desse modo, seria alguém que conseguiu encontrar a louca em algum lugar de sua mente e a deixou sair e se expressar. Que conseguiu sair do ordinário e criou algo extraordinário, ou seja, alcançou o tal Mundo Especial.
Essa idéia pode ser romântica, e pode não ser simples assim libertar a louca. Mas pelo menos acreditar que ela dorme dentro de mim me dá esperanças de que um dia, quem sabe, eu descubra onde ela se esconde e abra as portas da prisão para que ela saia e me enlouqueça um pouquinho. E talvez neste dia eu consiga escrever ficção. Talvez.

6 comentários:

Anônimo disse...

Que interessante,Dulce,mas a tal santa teresa não deixou a louca sair.Depois de ser torturada pelos jesuítas escreveu 3 livros que são um verdadeiro porre.Matam qualquer louca,inclusive.Outro dia alguém me disse que o maior obstáculo para a criatividade é o bom senso.Pelo visto todos concordam que é preciso driblar a mente consciente.No entanto,o poeta já falou em suor e lágrimas no processo criativo,ou seja,idéias originais exigem disciplina :um tempero entre a imaginação e o bom senso.Um beijo e boa sorte.

Anônimo disse...

Ficou lindo o novo visual,muito bom gosto.

Anônimo disse...

"I celebrate myself, and sing myself,
And what I assume you shall assume,
For every atom belonging to me as good belongs to you."
(Walt Whitman, Song Of Myself)
Celebre a sua louca, seu corpo, sua mente. Traduza idéias e sandices em outras palavras, dialogue com outras letras e abecedários. Do it!
Beijos!

Val disse...

Pois saiba, minha amiga, que nesta sua viagem você não está só. Basta que olhe para o lado e lá estarei eu a lhe fazer companhia... Espero que no final de nossa viagem tão afável encontremos o naufrágio e o mergulho nas ondas da criatividade.
Um grande Beijo.

Graciela Zabotto disse...

Adorei! Principalmente: "Essa idéia pode ser romântica, e pode não ser simples assim libertar a louca. Mas pelo menos acreditar que ela dorme dentro de mim me dá esperanças de que um dia, quem sabe, eu descubra onde ela se esconde e abra as portas da prisão para que ela saia e me enlouqueça um pouquinho. E talvez neste dia eu consiga escrever ficção. Talvez."
Mas Dulce... sinceramente? Acho q algumas pessoas não nasceram para escrever ficção... seus olharese suas pelavras estão ligadas ao real... pense nisso, qm sabe vc desperta um outro tipo de louca rs
gnd bj e muito bom conhecer seus textos!
Sucesso!!!
Graciela Zabotto

Melissa. disse...

"The lunatic, the lover, and the poet. Are of imagination all compact." Shakespeare