DISCLAIMER
Este blog não tem pretenções literárias. Todos os textos postados aqui são produto de uma mente um tanto inquieta e, como tal, em constante busca de respostas para as inúmeras perguntas que teimam em surgir sem serem convidadas. Leitores que caírem, propositalmente ou não, nesta toca devem, portanto, abster-se de julgamentos de valor e tentar ler esses pequenos posts sem preconceitos...


sábado, 10 de maio de 2008

OS DOIS LADOS DA CORTINA

Ela entrou no seu novo quarto, na sua nova casa, e percebeu que todas as paredes eram de vidro. Que estranho, pensou, quem faz um quarto assim, todinho de vidro, escancarado pra rua, deixando entrever tudo o que se passa lá dentro? Tudo bem que a vista era bonita, e a claridade, maravilhosa: mas, ela se perguntou, será que eu quero que todos possam me ver enquanto faço as coisas que faço no meu quarto? Não, concluiu, é melhor colocar cortinas. Mas quando olhou melhor, viu que o quarto já tinha cortinas, que corriam por toda a extensão das paredes de vidro. Ela puxou um lado, depois puxou o outro. Quando os dois lados se encontraram no meio, ela, surpresa, viu que os padrões não combinavam, eram duas estampas totalmente diferentes! Nossa, pensou, mais uma coisa bizarra nesta casa... será que quem morava aqui fez isso de propósito? Eram padrões bem distintos, nem ao menos combinavam entre si... seu primeiro impulso foi tirar as cortinas, mudá-las por outras que tivessem o mesmo padrão; quanto mais olhava para suas cortinas disparatadas, no entanto, mais achava que aquilo até que era interessante... os dois padrões, embora distintos, pareciam complementar-se. E, afinal, ela não era uma pessoa convencional, nunca havia gostado de seguir regras, sempre fora assim, meio rebelde... é, pensou, acho que estou até gostando disto; quem disse que as coisas têm de ser certinhas, bem-definidas, padronizadas? Por que minha cortina não pode ter dois lados diferentes? Finalmente concluiu que sim, que podia, que ela não precisava ser ou uma coisa, ou outra... E assim fez as pazes com os dois lados de suas novas cortinas e de sua nova vida.

9 comentários:

Eduardo disse...

Os dois lados da cortina; os dois lados da vida; os dois aspectos de mim mesmo. Quem sou eu afinal qual dos dois lados da cortina? O médico ou o monstro? Cmo ambos convivem, façamos com que o médico prevaleça semepre em nossas vidas

Gabriel Perissé disse...

Dulce, adorei a charge com o Cony. "O inferno de Dulce", não vejo título melhor!

Gabriel Perissé
www.perisse.com.br

Cris disse...

Nossa, Dulce-Alice! Você tem certeza de que só começou a escrever agora, depois que começou o curso! Seu texto está maravilhoso, de verdade! Do início ao fim colocam as idéias com um certo charme envolvente.

Gostei muito, mas... não vai contar para a gente como eram os padrões? Hum, melhor não. Deixe os leitores imaginarem seus próprios padrões internos complementares.
;-)

Beijos e já sou fã de seus textos! Cris.

Anônimo disse...

Seu texto me descortinou.

Lu Faria dos Anjos disse...

Noite e Dia
Café com leite
Pão com manteiga
Preto e Branco
Ilusão e Desilusão
Amor e Ódio
Primavera e Outono
Verão e Inverno
Agua e Fogo
Homem e Mulher
Vida e Morte
E porque não renascer das diferenças?

Adorei seu texto. Mostra tudo isso e muito mais!
Beijos
Libélula.

THMBdoN disse...

Depois da pista eu entendi muita coisa, acho que viajei numas coisas, mas acho que te entendi :) Depois te falo o que pensei.

Anônimo disse...

Gostei do seu texto.

Olga disse...

Gostei muito, do medo de se expor e depois, do despojamento, do "às favas com o que pensam sobre mim!" da sua personagem. Maravilhosa, forte, personagem inspiradora! Parabéns!
Olga.

Nanete Neves disse...

Taí, excelente provocação!