DISCLAIMER
Este blog não tem pretenções literárias. Todos os textos postados aqui são produto de uma mente um tanto inquieta e, como tal, em constante busca de respostas para as inúmeras perguntas que teimam em surgir sem serem convidadas. Leitores que caírem, propositalmente ou não, nesta toca devem, portanto, abster-se de julgamentos de valor e tentar ler esses pequenos posts sem preconceitos...


quarta-feira, 19 de setembro de 2012

RODA VIVA

Uma das mais belas canções do Chico se chama "Roda Viva". Eu particularmente amo a primeira estrofe:

"Tem dias que a gente se sente
Como quem partiu ou morreu;
A gente estancou de repente,
Ou foi o mundo então que cresceu?"

Conotações e/ou referências políticas à parte, o que mais me interessa na letra da música é mesmo a ideia de que estamos todos presos a uma Roda Viva que leva nossos sonhos e planos embora. E que algum dia a gente vai se sentir como se tivesse estancado. É assim que venho me sentindo nestes últimos dias.

A música levanta a velha questão sobre se temos ou não o comando da nossa própria vida, explicitamente expressa nos seguintes versos, "A gente quer ter voz ativa, no nosso destino mandar; mas eis que chega a Roda Viva, e carrega o destino pra lá..."

Eu devo ser dessas pessoas que creem no poder de cada um de mandar no seu destino; se não fosse, não estaria sofrendo por achar que deixei a Roda Viva levar meus planos "pra lá". Mas daí me vem um questionamento: será que isso não passa de uma ilusão vã? A Roda Viva seria, como a canção sugere, algo exterior à nossa vida, ou será que ela É a nossa vida? E não seríamos mais felizes simplesmente deixando ela nos levar??

Essas são as perguntas que me tiram o sono atualmente.


Nenhum comentário: