Essa pergunta tem me assombrado desde que, em nossa segunda aula, Gabriel nos mostrou o livro "Por que Escrevo?", organizado por José Domingos de Brito, que reúne respostas de autores consagrados. Após ter ouvido algumas dessas respostas, geniais como seus autores, é difícil a gente se não se sentir intimidado e decidir que não vale a pena nem tentar respondê-la... o engraçado é que, ao pensar isso, descobri justamente uma das razões que me leva a querer escrever: quero escrever pra vencer meu medo de escrever. Aí você pode dizer: "mas isso lá é razão pra querer escrever?" Bom, confesso que essa não é minha ÚNICA razão, mas é a primeira. Caso eu consiga vencer esse paralisante medo da criação escrita, acho que posso pensar em pelo menos mais uma razão pra querê-la tanto. Mas pra isso vou ter que parafrasear Rilke, que, pra mim, veio com a mais incrível - e verdadeira - razão pela qual escrever: simplesmente porque criar é uma maneira muito feliz de se viver. Tem razão melhor??
Segunda-feira, 21 de abril de 2008.
6 comentários:
Concordo Dulce-Alice, esta é uma bela razão para escrever e para fazer qualquer coisa. O processo de dedicação para realizarmos uma obra, seja ela qual for (texto, vídeo, foto, artesanato etc.), já pode ser bastante prazeroso e feliz por si só, se nos soltarmos ao máximo. Fora que depois de pronto, ver o produto e a reação das pessoas a ele é muito gratificante também.
Beijos, C.L.
Dulce, desça através da toca para ver onde ela vai dar, sem medo...
Sugestão de leitura: "O Mito de Caverna" de Platão.
Acredito que você descobrirá (novamente) que escreve para se livrar das amarras e fugir do mundo das sombras.
Abraços e boa sorte!!!
João F. A. Cunha
Puxa, meus motivos são os mesmos.
Boa sorte para a gente.
Renato
Dulce dearest,
O Asimov dizia escrever pelo mesmo motivo que respirava, que se não o fizesse, morreria. Para Isabel Allende o livro não era uma fim em si mesmo, mas um modo de tocar algo ou alguém, uma ponte cortando um vale de escuridão e solidão.
Acho que seja por aí. Se escreve porque algo tem de ser escrito, porque existe aquele coelho-comichão, lá no fundinho da toca, querendo se libertar. Se escreve porque nossos desejos vivem nas/das palavras... eu acho ;) mas essa é a opinião dum lingüista :
Dulce, é impressionante como este curso do Gabriel tem feito com que muitas das minhas opiniões se esvaiam ralo abaixo...
A dizer deste questionamento pessoal - Por que escrever ? - tinha comigo que motivos que acreditava serem inteligentes, tais como como - aliviar o desassossego que habita a alma humana - fossem abrangentes o bastante para me responder.
Pode até ser, mas diante da paráfrase que faz ao Rilke, rendo-me incondicionalmente a tal motivo.
Escrevo porque desta maneira me sinto vivo.
Abraços
Sady
Postar um comentário