DISCLAIMER
Este blog não tem pretenções literárias. Todos os textos postados aqui são produto de uma mente um tanto inquieta e, como tal, em constante busca de respostas para as inúmeras perguntas que teimam em surgir sem serem convidadas. Leitores que caírem, propositalmente ou não, nesta toca devem, portanto, abster-se de julgamentos de valor e tentar ler esses pequenos posts sem preconceitos...


segunda-feira, 21 de abril de 2008

Por que quero escrever?

Essa pergunta tem me assombrado desde que, em nossa segunda aula, Gabriel nos mostrou o livro "Por que Escrevo?", organizado por José Domingos de Brito, que reúne respostas de autores consagrados. Após ter ouvido algumas dessas respostas, geniais como seus autores, é difícil a gente se não se sentir intimidado e decidir que não vale a pena nem tentar respondê-la... o engraçado é que, ao pensar isso, descobri justamente uma das razões que me leva a querer escrever: quero escrever pra vencer meu medo de escrever. Aí você pode dizer: "mas isso lá é razão pra querer escrever?" Bom, confesso que essa não é minha ÚNICA razão, mas é a primeira. Caso eu consiga vencer esse paralisante medo da criação escrita, acho que posso pensar em pelo menos mais uma razão pra querê-la tanto. Mas pra isso vou ter que parafrasear Rilke, que, pra mim, veio com a mais incrível - e verdadeira - razão pela qual escrever: simplesmente porque criar é uma maneira muito feliz de se viver. Tem razão melhor??

Segunda-feira, 21 de abril de 2008.

6 comentários:

Cris disse...

Concordo Dulce-Alice, esta é uma bela razão para escrever e para fazer qualquer coisa. O processo de dedicação para realizarmos uma obra, seja ela qual for (texto, vídeo, foto, artesanato etc.), já pode ser bastante prazeroso e feliz por si só, se nos soltarmos ao máximo. Fora que depois de pronto, ver o produto e a reação das pessoas a ele é muito gratificante também.
Beijos, C.L.

João Cunha disse...

Dulce, desça através da toca para ver onde ela vai dar, sem medo...
Sugestão de leitura: "O Mito de Caverna" de Platão.
Acredito que você descobrirá (novamente) que escreve para se livrar das amarras e fugir do mundo das sombras.

Abraços e boa sorte!!!

João F. A. Cunha

Retrix disse...

Puxa, meus motivos são os mesmos.
Boa sorte para a gente.
Renato

THMBdoN disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
THMBdoN disse...

Dulce dearest,

O Asimov dizia escrever pelo mesmo motivo que respirava, que se não o fizesse, morreria. Para Isabel Allende o livro não era uma fim em si mesmo, mas um modo de tocar algo ou alguém, uma ponte cortando um vale de escuridão e solidão.

Acho que seja por aí. Se escreve porque algo tem de ser escrito, porque existe aquele coelho-comichão, lá no fundinho da toca, querendo se libertar. Se escreve porque nossos desejos vivem nas/das palavras... eu acho ;) mas essa é a opinião dum lingüista :

Sady Folch disse...

Dulce, é impressionante como este curso do Gabriel tem feito com que muitas das minhas opiniões se esvaiam ralo abaixo...
A dizer deste questionamento pessoal - Por que escrever ? - tinha comigo que motivos que acreditava serem inteligentes, tais como como - aliviar o desassossego que habita a alma humana - fossem abrangentes o bastante para me responder.
Pode até ser, mas diante da paráfrase que faz ao Rilke, rendo-me incondicionalmente a tal motivo.
Escrevo porque desta maneira me sinto vivo.
Abraços
Sady